5 bons (e graves) motivos para você abolir o consumo de sucos industrializados em sua casa

Em época na qual os cuidados em relação ao corpo e a saúde são cada vez mais valorizados, é muito comum que o consumo de produtos como refrigerante seja reduzido – ou abolido em alguns lares – e outras opções tomem o seu lugar, como o  suco. No entanto, o que parece ou é vendido como saudável nem sempre cumpre o que promete. E a alternativa citada só se torna válida quando  não envolve os famosos sucos industrializados.

Por conta de preço ou pressa, os  sucos naturais acabam ficando em segundo plano diante dos consumíveis de caixinha, garrafa ou pozinhos açucarados. Contudo, por mais tentadora que seja tal praticidade, ela deve ser evitada. Confira cinco sérias razões para você evitar os sucos artificiais.

1 – Suco de frutas… sem fruta

Existe uma regra estabelecida para alguns países (o Brasil se inclui) na qual é dito que os sucos industrializados precisam conter pelo menos 30% ou 40% de fruta em sua composição. Ou seja, menos da metade do produto é composto pela fruta que protagoniza o seu sabor.

Como consequência, o restante dos componentes da bebida são os mais variados açúcares e substâncias químicas.

Foto: Reprodução

2 – Excesso de calorias

Por conta do açúcar e da química envolvida – em especial os aditivos -, é natural que os sucos artificiais sejam uma alta fonte de calorias (principalmente quando comparados com as bebidas naturais).

Além disso, o suco em questão resulta em picos de glicose no sangue por causar a perda de fibras naturais, o que faz com que o corpo tenha dificuldade em absorver o açúcar.

3 – Mudança de sabor

Quem procura um sabor fiel à fruta estará procurando no lugar errado se optar pelos produtos oriundos das indústrias. O excesso de componentes inclusos faz diferença.

4 – Ausência de nutrientes

Certamente você encontrará muitas embalagens de bebidas artificias que estão recheadas de informações sobre boa saúde. Pois bem, não acredite em tudo o que vê.

O suco de caixinha é pobre em nutrientes, mas rico em sódio e conservantes. Ou seja, de saudável não tem nada. E o consumo aumenta o risco de  pré-diabetes.

5 – Mantenha longe dos bebês

Quando falamos de crianças muito novas, a precaução por parte dos pais deve ser dobrada. E os sucos industrializados, marcados por toda a química envolvida, podem ser arriscados para os pequenos.

O consumo frequente pode causar o aumento de peso, gordura e problemas na digestão.

Artigos Recomendados


×
Gatos No Face