Criança que fala palavrão demais está querendo dar esse sinal aos pais

Chegado os seis anos, as crianças começam a ser guiadas por dúvidas e por um ímpeto de fazer escolhas. Esse momento, que inaugura a  terceira infância, geralmente é marcado por comportamentos de desobediência e de birras.

Ainda que muitas dessas expressões estejam ligadas à imaturidade da criança em entender que nem tudo vai ser do jeito que ela quer, às vezes pode também querer dizer algo aos pais, é o caso das  crianças que falam palavrões demais.

Criança quando fala palavrão: significado

Se uma  criança começou a falar palavrão, ela pode estar dando um desses dois sinais:

Vem da rua

De acordo com a psicopedagoga Elizabeth Monteiro, muitas crianças escutam “palavrões” na rua e acabam reproduzindo em casa. Nesses casos, não adianta brigar com o pequeno. O ideal, de acordo com a profissional, é explicar à criança qual é o significado daquilo que ela está dizendo, além de deixar claro que algumas palavras devem ser evitadas, pois podem ofender ou magoar outras pessoas.

Adulto é exemplo

Por outro lado,  falar palavrões demais também deixa um aviso para os pais, pois não adianta recriminar a criança por reproduzir as palavras, mas usar essas expressões em casa. Conforme Elizabeth, os filhos levam muito mais em consideração o que os pais fazem do que o que eles dizem, de modo que a ação é o exemplo.

Artigos Recomendados


×
Gatos No Face