Alerta! Mega tsunami que ocorreu há 73 mil anos poderá voltar a qualquer momento

Estudos atuais mostraram que o nosso planeta pode voltar a sofrer de um fenômeno conhecido como “Mega tsunami”, as ondas podem chegar até incríveis 250 metros de altura.

Os cientistas chegaram a esta conclusão depois de analisarem algumas rochas de 770 toneladas que haviam sido encontradas em locais distantes de onde deveriam estar. Segundo eles, isso só seria possível de acontecer com a força de grandes ondas, as únicas ondas capazes de fazer isso são as causadas por Tsunamis.

Alguns cientistas, entre eles o renomado Ricardo Ramalho, criaram uma teoria que poderia explicar este fenômeno. Segundo eles, só o movimento das marés poderiam ter causado a remoção das pedras. Somente um Mega tsunami poderia arrancar facilmente estas enormes rochas a 200 metros do nível do mar.

Esta teoria, juntamente com o estudo foi publicada pela revista Science Advances que conseguiu revelar ondas 8 vezes maiores do que as da tragédia na Tailândia, quematou cerca de 230 pessoas. A pesquisa mostrou que o fenômeno ocorreu devido ao desabamento de parte do vulcão Pico do Fogo, localizado no arquipélago de Cabo Verde.

Este vulcão entra em processo de erupção a cada 20 anos, fazendo com que a sua estrutura desabe a cada 100 mil anos por causa do peso da lava. O estudo é um alerta para um suposto grande tsunami.

VEJA ALGUMAS FOTOS DO VULCÃO PICO DO FOGO, QUE CAUSOU O TSUNAMI

Artigos Recomendados