6 dicas para você conquistar o RESPEITO

Muitos homens novos, não somente novos de idade, mas sim “novos” em alguma coisa, seja no trabalho, em um grupo novo de amigos, ou mesmo perante a família da nova namorada, ou seja, quando passa a estar inserido em um ambiente do qual não fazia parte antes, pode sentir que não está sendo respeitado da forma adequada.

Pode ser que alguns integrantes deste novo ambiente não lhes dão o devido respeito. Existe uma série de conhecimentos e comportamentos que podemos ter para que possamos alcançar este “respeito”. Isto depende apenas de nós! Não devemos esperar que o outro nos respeite por nada. Portanto, fique atento a estas dicas.

1) Respeito não se impõe

O respeito não é um imposição que você deve dar a alguém, é algo que você deve conquistar, ou seja, mostrar para o outro que você o merece. Você mostra que merece o respeito quando sabe como tratar outras pessoas de forma agradável e não tenta ser prejudicial a elas. O respeito difere do medo. Quem tem medo de você fará de tudo para superar este medo ou até mesmo tentara te derrubar. Quem te respeita, crescerá com você e terá um jeito diferenciado de se portar perante você.

2) Respeite e serás respeitado

A regra primordial do respeito é saber tratar o outro com respeito. No momento em que você aprende que o outro é digno de respeito, e assim o trata, esta pessoa te reconhecerá automaticamente como alguém merecedor de seu respeito também. É algo mútuo, que pode partir de uma das partes e com o tempo afetará a outra. Você pode ser esta parte a dar início ao processo de respeito mútuo. Você não pede para que o outro te respeite, você demonstra o seu respeito para com o outro e, assim, será respeitado.

3) Porte-se respeitosamente

Comportar-se respeitosamente está intimamente ligado à forma com que você age e conversa com as pessoas, sabendo medir seu tom de voz, sua postura e suas atitudes. Assim como, o conteúdo do que você fala também deve ser observado. Tratar o outro de forma cordial e amistosa é fazer com que o outro entenda que você o respeita e pede pelo mesmo.

4) Respeite-se

Respeitar-se faz parte de saber os seus limites e até onde você pode ir para que o outro te respeite. Isto significa que você não precisa aceitar tudo o que o outro lhe diz ou impõe. Você é capaz de impor limites a tudo que o outro poderá lhe dizer e até mesmo a forma com que irá lhe dizer. Desta maneira você esta demonstrando indiretamente que o outro precisa lhe respeitar.

5)Saiba vestir-se

O adquirir respeito está ligado também à forma com que o outro te enxerga. Se você demonstrar respeito através de seus comportamentos, as chances de passar a ser respeitado são bem grandes, mas se você juntar a isto o vestir-se adequadamente, com certeza, você terá a chave para que o respeito venha de forma mais natural. O “saber vestir-se”quer dizer que roupas mais formais, principalmente para o ambiente de trabalho, demonstram que você tem respeito pelo que está fazendo e por isto precisa ser respeitado. O mesmo serve para eventos que exigem um traje específico, como um casamento ou uma cerimônia de premiação. Lógico que tudo vai depender do seu tipo de trabalho e o seu estilo, mas um homem que se preocupa com o que veste, consegue ganhar um maior respeito perante aos outros.

6) Saiba se comunicar

Além do conteúdo, é importante se atentar a forma com que você se comunica. É preciso sempre falar com firmeza do que se está dizendo, mas não de um forma “teimosa” e sim com convicção. Sempre que estiver falando com alguém, fale olhando diretamente para o olho da pessoa, não se incomodando com a proximidade. Sempre que esta pessoa falar com você, ouça olhando para a boca dela. Desta forma você demonstra que quer que o outro te escute e ao mesmo tempo está ouvindo o que ele tem a dizer.

Experimente seguir essas dicas, mas seja você mesmo sempre. E vale a pena relembrar mais uma vez o que já foi falado anteriormente: Se você quer ser respeitado, respeite.

Artigos Recomendados


×
Gatos No Face