Sítios Arqueológicos que Precisamos Visitar Algum Dia

Conhecer sobre a civilização romana grega e egípcia émais emocionante do que parece. Veja nessa lista alguns sítios arqueológicos que nos conta a história de nossos ancestrais.

Acrópole Atenas Grécia

O Parthenon é o famoso templo grego dedicado à deusa Atena padroeira da cidade. A construção do local cuja estrutura é toda em mármore branco do monte Pentélico (situado a nordeste de Atenas) teve início em 447 a.C. durante o comando de Péricles e só terminou nove anos depois.

Aphrodisias Turquia

Afrodisiasé um sítio arqueológico perto da cidade turca de Geyre. Como o próprio nome indica a antiga cidade de Afrodisias era dedicada à deusa Afrodite e ainda se podem ver as ruínas do seu templo. Já foram desenterrados um teatro uma sala do conselho e templos com algumas esculturas.

Delfos Grécia

Este era o lugar onde o mais famoso oráculo no mundo antigo resistia. Você ainda pode ver o templo onde o oráculo foi baseado o estádio onde se realizaram corridas nas festas regulares e os tesouros elegantes que dedicavam ao deus Apolo. É um belíssimo cenário no alto de um vale da montanha.

Masada Israel

A fortaleza de Massada foi o último foco de resistência contra os romanos e caiu em 73 E.C. três anos após Jerusalém. Desde o início do século XX Massada é considerada um símbolo do heroísmo nacional judaico exercendo um forte apelo à liberdade e à independência de Israel.Na própria colina a sobrevivência mais impressionante é o palácio anterior do rei Herodes. Ele construiu uma luxuosa residência no meio do deserto em uma colina sem água.

Oplontis Itália

Oplontisera uma cidade daCampânia no sopé das montanhas Lactário a oeste dePompeiae junto ao mar. Ficou soterrada emcinzascom a erupção doVesúvioem79. Nela se situa aVilla Poppaea a residência da mulher deNero.

Ostia Itália

Ostia Antica é um dos sítios arqueológicos melhor preservados da Roma antiga com 70 hectares de edifícios e reformas que se sucederam por quase 8 séculos.As suas antigas origens e a sua história a tornam um lugar fascinante aos olhos dos visitantes e dos amantes da arte e da tranquilidade.Fontes lendárias fazem remontar a fundação ao Anco Marzio quarto rei de Roma mas é certo que a cidade foi uma colônia militar nascida para o controle da costa que em pouco tempo tornou-se o principal porto de Roma (Portus Urbisem latim).

Paestum Itália

A cidade foi fundada no fim do século VII a.C. por colonos de Síbaris e foi originalmente chamada de Posidônia porque foi dedicada a Poseidon (o Netuno dos romanos) deus do mar. Continuou a prosperar durante o Império Romano recebendo privilégios especiais. A partir do século IV d.C. começou a declinar e foi abandonada na Idade Média. Provavelmente a causa foi o encobrimento da foz do rio que escorreu para planície consequência do desmatamento das montanhas vizinhas o que agravou as condições de insalubridade do território trazendo doenças e males que fizeram a população aos poucos abandonar a cidade.

Panteão de Roma

Um dos edifícios mais renomados na história da arquitetura. Construído no auge do poder e riqueza do Império Romano o Panteão Romano é enaltecido e estudado pela imensidão de sua cúpula como por sua geometria celeste há mais de dois milênios. Durante este tempo tem sido objeto de inúmeras imitações e referências como legado arquitetônico duradouro de uma das épocas mais influentes do mundo.

Segovia Espanha

Aqueduto de Segóviaé umaqueduto romanoe um dos monumentos antigos mais importantes e mais bem preservados deixados naPenínsula Ibéricapelacivilização romana. Ele está localizado naEspanhae é o símbolo mais importante deSegóvia como evidenciado por sua presença no brasão de armas da cidade.Ele foi mantido em funcionamento ao longo dos séculos e preservado em excelente condição. Forneceu água para Segovia até meados do século XIXpor causa da deterioração diferencial de blocos de pedra vazamentos de água a partir do viaduto superior e da poluição que causou a deterioração da alvenaria degranito.

Timgad Argélia

O norte da África é o lar de muitas das mais impressionantes ruínas romanas cada vez mais inacessíveis por razões políticas preocupantes. Timgad está situado na província de Batna Argélia e é um patrimônio mundial da UNESCO. Timgad antiga Thamugadi foi fundada no ano 100 d.C. sob o reinado do imperador romano Trajano como proteção militar contra os berberes da região. Era uma cidade tipicamente romana possuía tavernas lojas fórum e um grande teatro. Apesar da passagem do tempo e das invasões árabes e berberes Timgad se mantém em bom estado de conservação.

Artigos Recomendados